Jovens Representam Mais de Metade dos Novos Créditos Habitação

O número de jovens a recorrer a crédito para comprar casa tem aumentado significativamente. Em fevereiro, 55% do montante total de novos contratos para habitação própria permanente foi concedido a mutuários com 35 anos ou menos, segundo dados do Banco de Portugal.

Este crescimento reflete o impacto das medidas de incentivo à compra de casa por jovens, como a garantia pública, que permite obter financiamento até 100% do valor do imóvel, e a isenção de impostos como o IMT e o imposto de selo.

Mais de metade dos novos créditos habitação foram concedidos a jovens até 35 anos, refletindo o impacto das medidas de incentivo

Além disso, as condições dos empréstimos também estão a evoluir. Em fevereiro, 72% dos novos créditos à habitação foram contratados com taxa mista, combinando uma taxa fixa inicial com uma variável posterior. Com a descida da Euribor, a taxa de juro média dos novos contratos registou uma ligeira redução, o que se refletiu numa diminuição do valor médio das prestações mensais.

O mercado de crédito à habitação continua dinâmico, com os jovens a reforçarem a sua presença e a beneficiarem de condições especiais para facilitar o acesso à compra da primeira casa.

Junte-se à discussão

Compare anúncios

Comparar