Nos primeiros meses de 2025, os bancos confirmam que mais pessoas estão a pedir empréstimos para comprar casa. Esta procura tem aumentado graças a dois grandes fatores:
✅ Descida dos juros
✅ Novos apoios para jovens até aos 35 anos, como a isenção de IMT e a garantia pública.
De acordo com os dados do Banco de Portugal, este aumento foi mais visível no segmento da habitação. A confiança dos consumidores também ajudou a impulsionar este movimento.
E as boas notícias continuam: os bancos acreditam que esta tendência vai manter-se, pelo menos, até junho. Ou seja, este pode mesmo ser o momento ideal para avançar com a compra de casa, aproveitando as melhores condições do mercado.

“Este pode mesmo ser o momento ideal para avançar com a compra de casa.”
Em relação à oferta, os critérios para aprovação dos créditos mantiveram-se estáveis, mas houve uma ligeira descida nos spreads aplicados aos empréstimos e os bancos estão a ser um pouco mais flexíveis com o rácio entre o valor do empréstimo e o valor do imóvel.
💬 Se estás a pensar comprar casa em breve, fala comigo. Através da ERA Universitária e do nosso serviço PoupaJÁ – Intermediação de Crédito, posso ajudar-te a encontrar as melhores soluções de financiamento.